Marca da UFG - Universidade Federal de Goiás
noticia1320689368_ORIG.jpg

Ministério da Agricultura concede licença para Leishmune

Apesar da decisão, Ministério da Saúde ainda não recomenda a vacina

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) concedeu licença definitiva da vacina contra a Leishmaniose, Leishmune, conforme foi publicado no Diário Oficial da União. O Ministério da Saúde (MS), contudo, ainda não deu seu aval de segurança, ficando a vacina ainda não recomendada pelo órgão. Uma reunião entre ministros deve acontecer nas próximas semanas para se chegar a uma decisão única.

Técnico especializado em Leishmaniose da Unidade de Vigilância das Doenças de Transmissão Vetorial, Francisco Edilson Ferreira Lima Júnior afirmou que o departamento pretende avaliar os estudos das vacinas para emitir um parecer. "Se necessário solicitaremos um estudo diretamente dos laboratórios produtores. Por enquanto, o posicionamento do MS é o mesmo da última Nota de esclarecimento de 3 de maio de 2009 [que não recomenda o uso da vacina]", disse.

Ele ainda complementa: "A Leishmune ainda poderá perder a licença se não atender às exigências da Saúde Pública. Estamos aguardando a documentação referida na Nota. Deverá chegar em nossas mãos até 18 de novembro. Em seguida convidaremos um grupo de experts para avaliar e emitir um Relatório que irá subsidiar o posicionamento deste Ministério. Faremos um esforço para que isso ocorra ainda este ano".


Fonte: HV/UFG