Marca da UFG - Universidade Federal de Goiás

Serviço de Cardiologia Veterinária

Apresentação

A Cardiologia Veterinária nacional tem ascendido de forma relevante nos últimos anos. A maior longevidade dos nossos pacientes (animais de companhia), bem como o avanço das pesquisas, tem permitido ao cliente recorrer, e ser contemplado, com serviços que garantam a saúde e o bem-estar de seus queridos animais.

O Serviço de Cardiologia Veterinária do Hospital Veterinário da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG (HV/EVZ/UFG) foi criado em 2004 pela Profa. Dra. Rosângela de Oliveira Alves Carvalho, para visar o atendimento especializado em cardiologia, incluindo os exames complementares pertinentes à área e devida orientação à comunidade que demanda seus serviços. Além disso, proporciona aprimoramento aos discentes participantes do projeto, sejam de graduação ou pós-graduação, que acompanham todo o atendimento dos pacientes com afecções cardíacas ou que necessitam de avaliação cardiovascular para outros propósitos.

As ações realizadas pelo serviço têm auxiliado na divulgação de informações científicas importantes, pertinentes à área, contribuindo não só para o meio acadêmico, mas principalmente trazendo suporte aos profissionais veterinários autônomos que trabalham em nossa região. A garantia de saúde, qualidade de vida e aumento da longevidade de pacientes idosos (em especial cães e gatos) têm contribuído positivamente para a saúde física e psicológica de seus tutores, melhorando a interação homem x animal.

Segunda à sexta-feira: 14h00min-17h30min

Solicitação de agendamento
O agendamento das consultas e procedimentos é realizado pela recepção do HV/EVZ/UFG, pelos telefones (62) 3521-1587/1596 ou WhatsApp (62) 99854-2943. Outras orientações podem ser acessadas no menu Atendimento.

Procedimentos realizados

• consultas (atendimento ambulatorial).
  • exames eletrocardiográficos ambulatoriais.
  • exames eletrocardiográficos dinâmicos (Holter).
  • exames ecodopplercardiográficos.
  • avaliação de exames radiográficos.
  • mensuração de pressão arterial não invasiva.
  • esclarecimento à comunidade quanto às principais enfermidades, seu manejo, tratamento e prevenção.
  • avaliação eletrocardiográfica e ecodopplercardiográfica pré-operatória de pacientes idosos que serão submetidos a cirurgias eletivas e/ou quimioterapia.
  • acompanhamento e avaliação de pacientes atendidos pelo serviço de emergências, quando demandado.
  • avaliação cardiológica de pacientes dos demais serviços oferecidos pelo HV, quando demandado/encaminhado

Observações

• Todos os procedimentos são realizados por médicos veterinários, acompanhados por discentes (de graduação e pós-graduação) que acompanham o serviço;
  • Para auxílio ao manuseio com o paciente, é importante que haja uma pessoa responsável, com habilidade e de convívio habitual com o mesmo;
  • No atendimento de cães de médio a grande porte é obrigatória a colocação da focinheira ao chegar;
  • Pacientes que não permitam manuseio poderão ser previamente submetidos à sedação (após autorização do tutor) ou ter a consulta/procedimento reagendados;
  • Os retornos e agendamento de exames devem ser marcados na recepção logo após a consulta.

Entrega de resultados
Os laudos dos exames dos pacientes serão entregues diretamente aos seus tutores ou aos médicos veterinários responsáveis até 48 horas após a sua realização.

Rose 4

Rosângela de Oliveira Alves Carvalho, DSc